top of page
Buscar
  • Cássio Santiago

Por que algumas lesões da corrida não melhoram?

Algumas lesões da corrida demoram a melhorar, atrapalham o corredor por um período maior do que ele imaginava e o faz questionar o porquê de tudo isso.

Cada caso é específico e diferente, mas podemos expor algumas razões que podem estar interferindo na melhora da lesão. Sobrecarga no local afetado ainda elevada, falta de exercícios específicos no tratamento e paciência para redução da inflamação podem atrapalhar.

  • A sobrecarga no local afetado ainda está elevada: A maioria das lesões na corrida acontece por sobrecarga. O corpo é submetido a um esforço maior do que ele suporta, ou ele não tem o tempo necessário de recuperação entre um esforço e outro. A sobrecarga excessiva na corrida pode acontecer por excesso de treinamento, aumento abrupto nos treinos e mecânica de corrida inadequada para determinada articulação. Quando um corredor melhora de uma lesão após um período de repouso, mas sente dor novamente quando volta aos treinos, provavelmente a sobrecarga que o machucou primeiramente está acontecendo de novo. É preciso revisar o tempo de descanso da rotina de treinamento, a intensidade dos treinos e cuidar da mecânica da corrida.

  • Só fortalecimento e alongamento às vezes não bastam: manter a musculatura forte e os músculos com flexibilidade normal são pontos importantes, mas em muitos casos o corredor já tem esse bom condicionamento e mesmo assim permanece machucado. O que acontece é que, mesmo com os músculos fortes, o corredor pode apresentar instabilidades articulares durante a corrida. Exercícios específicos para isso devem ser introduzidos no tratamento.

  • Locais complicados: alguns locais, devido a suas características teciduais e de irrigação sanguínea, demoram mesmo a melhorar. O melhor exemplo é a fascite plantar. É preciso paciência e tratamento específico para que a inflamação ceda.




Posts recentes

Ver tudo
Artboard 7 copy.png
bottom of page